Imagine a seguinte situação: Meu marido, com 53 anos de idade, trabalhador concursado da empresa Estatal Brasileira de Correios e Telégrafos (CORREIOS) descobriu um câncer neurológico e se ausentou para tratamento, em 8 meses ele veio a falecer devido ao câncer, e a empresa pública que ele trabalhava pagava-lhe seguro de vida coletivo. Eu, como esposa, sou beneficiária do prêmio, quais os requisitos e documentos necessários para receber esse seguro?
Primeiramente, antes de falarmos de critérios e documentos, precisamos saber quem cuida do seguro de vida e ainda, como informar o sinistro (causa/motivo para o pagamento do seguro), é isso que vamos ver agora.
Qual o seguro de vida dos funcionários dos correios?
Ao falar sobre suporte e seguro dos funcionários dos correios, precisamos mencionar a ADCAP (Associação dos profissionais dos correios) que segundo suas próprias palavras representa os associados na defesa dos seus interesses coletivos e individuais, atuando no desenvolvimento sustentável e prestando suporte previdenciário, de saúde e age em todos os ambientes: político, jurídico e administrativo, visando o benefício dos associados, inclusive em relação ao seguro de vida. Portanto, em caso de dúvida ou mesmo de necessidade de recebimento do seguro de vida, é importante procurar primeiramente a ADCAP.
Como informar o sinistro segundo a ADCAP?
Os “Sinistros” (acidentes cobertos pelo seguro), devem ser comunicados à corretora responsável, a mesma prestará todo o suporte quanto a documentação necessária a ser apresentada junto à seguradora para requisição do pagamento, a documentação apresentada passará por análise junto à seguradora conforme regras estipuladas no código civil. Os sinistros também poderão ser solicitados diretamente com a seguradora através do telefone 0800, canal disponível 24hs.
A “Documentação de Sinistros”, cabe observar o envio correto de todos os documentos solicitados pela corretora, a ausência de documentos ou cópias, atrasarão a análise junto a seguradora e, consequentemente, a liberação do pagamento da indenização.
Quais os documentos necessários para solicitar o pagamento do seguro?
Os documentos necessários para solicitar o pagamento do seguro de vida podem variar, dependendo do seguro e dependendo do sinistro, mas de forma básica, os que você deve ter em mãos é:
- Cópia da certidão de óbito autenticada (em caso de morte do segurado);
- Cópia com data atualizada da certidão de nascimento ou de casamento, tirada depois da morte do segurado e contendo seus dados pessoais — como RG e CPF;
- Declaração dos herdeiros — a seguradora pode fornecer o modelo de documento;
- Cópia simples da certidão de nascimento de eventuais beneficiários com menos de 18 anos;
- Cópia simples do CPF de quaisquer beneficiários com idade entre 16 e 18 anos;
- Comprovante de residência, CPF e RG de beneficiários com mais de 18 anos;
- Autorização de crédito para pagamento eventual em conta — o modelo pode ser fornecido pela seguradora.
Se faz importante pegar comprovantes dos custos relativos à internação, velório e demais despesas diretamente ligadas ao segurado. Para isso, devem ser solicitados cupons fiscais que comprovem todos os gastos tanto antes como até depois do falecimento do segurado.