Nem todos…
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), ou simplesmente Correios, é uma empresa pública federal, ou seja, é uma empresa que faz parte da Administração Pública indireta, possui relação de capital com o governo. É responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil, mas que não se limita a apenas essa atividade.
Como integrante dos entes da Administração Pública indireta, seus servidores e colaboradores não são contratados como empregados de empresas privadas comuns. Ali temos todos os tipos de colaboradores que representam o agente público.
O agente público é toda e qualquer pessoa que presta um serviço público, sendo funcionário público ou não, sendo remunerado ou não, sendo o serviço temporário ou não. Atualmente, temos três tipos de agentes públicos, são eles:
- Servidor Público;
- Empregado Público;
- Servidor Temporário.
O agente público pode ou não ter seguro de vida, depende…
Tudo que dissemos até agora é importante para explicar que, as contratações são diversas, e com elas os benefícios são diferentes, infelizmente, alguns possuem benefícios de mais e outros de menos.
E falando em benefícios, o seguro de vida é um deles, portanto, dependendo da onde a pessoa se encaixa, qual o vínculo empregatício que ela possui e onde ela se encontra nas classificações, ela pode ou não ter um seguro de vida.
Entretanto, caso você não possua esse benefício, é importante procurar o sindicato da sua área ou vínculo, para buscar, talvez, a possibilidade de adesão ao seguro de vida coletivo, não só para você, como para todos os outros empregados.
Qual o seguro de vida dos funcionários dos correios?
Quando falamos de suporte e seguro dos colaboradores dos correios, precisamos falar sobre a ADCAP (Associação dos profissionais dos correios) que representa os associados na defesa dos seus interesses coletivos e individuais, ela atua no desenvolvimento sustentável dos Correios, presta suporte previdenciário, de saúde e age em todos os ambientes: político, jurídico e administrativo, visando o benefício dos associados, inclusive em relação ao seguro de vida. Portanto, em caso de dúvida ou mesmo de necessidade de recebimento do seguro de vida, é importante procurar primeiramente a ADCAP.
Portanto, para buscar ajuda com relação ao seguro de vida, é preciso entrar em contato com a associação para ver se você é detentor do seguro de vida concedido pelos Correios, ou pode conferir através do seu contracheque, que segundo a ADCAP, é descontado mentalmente o valor do seguro na folha de pagamento.